quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Para a Minha Mãe.

Mãe, sabes o que tem este prato? Não, não sabes! Não inventes!
Tem lombos de pescada, cebola, alho, tomate, sal, pimenta. O acompanhamento tem couve-flôr, couvinhas de Bruxelas e cenoura. É verdade, já viste? Sou mega saudável - vá, e entre aqui que ninguém nos lê, os legumes são a comida mais barata- e gosto! Quem diria? O "bicoso com a comida" tornou-se um bom garfo! Olha qu'inda há destinos..
Quando somos putos e adolescentes- fase que nunca passa-, tudo o que eles dizem, nós pomos em causa grande parte das vezes. E esbaforimos outra tantas vezes: "Não percebes nada! Isto não é como no teu tempo! Eu é que sei!". E muitos destes "esbaforimentos" até são verdade, mas não em relação à alimentação (pelo menos no meu caso).
Assim de repente, lembro-me de não comer peixe cozido, couves, tudo o que fosse legume verde, hortaliças, queijo e etc..e etc...! Ora bem, hoje em dia é raro o prato que não tem legumes - Domingos de ressaca não contam, MacDonalds é sagrado- logo, a minha mãe tinha razão em insistir comigo. Mas de facto, é uma coisa que tem de partir de nós - tal e qual como a força de vontade para deixar de fumar- não vale a pena os outros avisarem, porque nós não vamos lá.
E depois uma pessoa cresce, afasta-se da casa dos pais (ou tenta..) e tem de se desenvencilhar sozinho. E o bife com batatas fritas começa a enjoar, carne e mais carne começa a dar vómitos e gradualmente vai sendo substituído por sopa, peixe e muitos legumes.
E quando a minha mãe dizia que fazia bem e eu dizia que não queria saber; e quando ela dizia que os alimentos do campo eram melhores do que os vendidos aqui em hipermercados na capital e eu dizia que era tudo igual...Não, não é. Ela mais uma vez tinha razão. Excepto com o frango do campo - que continua a ser nojento- e com o borrego e com caça. Desculpa mãe, mas já como as outras coisas todas. Estas não (boneco a vomitar desalmadamente).
Por hoje Mãe, era só isto!
Ah, gosto de ti. Muito. Embora não demonstre absolutamente nada e eu seja uma besta, um malcriadão e um ordinário. mas se há pessoa no mundo que eu sou capaz de dizer que AMO, és tu- embora nunca o tenha dito- Vá, a ti e ao nosso canito mai lindo :) <3

P.S: A palavra desenvencilhar não é fácil de escrever.
P.S.1. Tanto legume fez-me caganeira (sim, tenho o portátil na casa de banho)

3 comentários:

  1. COLOQUEM A M.A em frt ao pc,JÁ!!Mais dificil do q dizer amo-TE ;) é fazer um pitéu desses.

    ResponderEliminar
  2. Puto..tu és bom. ...depois de ler os teus posts desde o dia de hoje (7Dez) até este, decidi finalmente comentar. Ok, tocou-me principalmente (e unicamente ao ponto de comentar) a parte da mãe, aquele ser que nunca dizemos AMO-TE as vezes suficientes e espero não em arrepender disso (apesar de no futuro longínquo isso vir a acontecer). Diz. Diz-lhe. Mas principalmente diz a ti mesmo vezes sem conta.
    Os P.S.'s são bons! (quando tinha a lágrima paneleira a querer brotar o meu olho direito a parte da caganeira fez-me rir!).
    Come verdura moço que faz bem ao carácter!
    Inté!

    ResponderEliminar
  3. Ahhahaha! Muito obrigado, Mauro! Só hj consegui finalmente comentar, pois o blogger resolve não me fazer o login qd tento comentar no meu blog. quanto a estas palavras à mãe, é só mesmo por escrito. mas eu sei que ela já leu.
    Obrigado mais uma vez! :)
    Abç

    ResponderEliminar