quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ASAE, Talhos e Vitrinismo.



Há uma profissão que hoje em dia se fala muito- mais do que há 10 anos atrás- que é vitrinista. São aquelas pessoas responsáveis - e criativas-  pela execução e decoração das lojas, que normalmente asssociamos a lojas de roupa. Eu associo. E é exactamente por esta associação parva mental que faço, que penso que poderia ser alargado o mercado onde esta profissão é necessária: talhos.
Talhos de bairro principalmente. Talhos em que se vê o fornecedor entrar com meio leitão ao ombro. Talhos em que a carne para o consumidor final está - além das vitrines próprias para a coisa- exposta numa montra (para a rua). Talhos em que muitas destas montras estão viradas para o sol, a esverdear a cada momento que passa.
Não estou a dizer que quando já está verde é vendida ao consumidor (boneco a tossir convulsivamente)...mas...com esta situação económica, mais vale não fiar na virgem e correr. Que é como quem diz, vou comprar carne bonita a outro lado.
Fica aqui o meu apelo aos vitrinistas: avisem os proprietários dos estabelecimentos, se faz favor.
Eu não sou de intrigas, mas acho que a ASAE e os vitrinistas têm as funções trocadas: A ASAE serve para decorar e o vitrinismo para mostrar o que se pode comer.
A Rua Morais Soares em Lisboa é um bom exemplo destas relíquias.

3 comentários:

  1. Quase que me rebolei a rir com a teoria...
    Adorei memo...
    Até iria propor a coisa ao talho cá do sítio mas a montra é virada para norte...foda-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por acaso trabalho tambem na area do vitrinismo para produtos carneos, e nessa "historia" da ASAE tem muito que se diga ou possa dizer... gostava de falar o Sr. Nunes...
      Cumprimentos
      Nuno Lameirinhas

      Eliminar
    2. Sr. Nuno Lameirinhas, esteja à vontade para enviar um email para sarcasmodonunes@gmail.com.
      Cumprimentos,

      Eliminar