sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pão Alentejano.


Como até aos meus dezanove anos sempre vivi no Alentejo, e sempre enfardei pão como se não houvesse amanhã - até porque pão a acompanhar refeições é tão ou mais essencial que pratos na mesa- nunca pensei que o pão poderia variar de região par região. Nunca pensei, e agora? Também não estava fazer conta de sair de lá.
Eis que me mudo para cá, Lisboa - coisa mai linda- e o desgosto surge em forma de farinha. uma miséria: pão que parece papel, que se desfaz só de uma pessoa pôr uma manápula em cima, pão que fica duro que nem cornos, 2,5segundos depois de sair do saco...Uma tristeza!
 Isto foi há cerca de 12 anos e o Alentejo não estava tão in como agora, e as variedades de pão supostamente-alentejano vendido aqui na capital deixavam um bocadinho (inho, inho,ão) a desejar. E ainda hoje em dia deixam. e eu fico muito ofendido quando chamam pão alentejano a pães de merda.
Pão alentejano está comestível ao fim de uma semana e ainda faz umas torradas divinais. Ok?


Obs: como se pode verificar pela fotografia, sempre fui um grande fã de pão como deve ser.
E vou voltar, pelos vistos, a estar com esta cara muitas mais vezes.

4 comentários:

  1. Adoro pão alentejano do alentejo!!!! O resto é mesmo uma merda...
    Mas por aqui, na beira alta, também se coze pão no forno a lenha que ao fim de uma semana está (quase, quase) como no dia que saiu do forno.
    Tens razão, as torradas são do outro mundo, bem como as tostas mistas em pão caseiro, como pro aqui lhe chamamos... ;)

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, um pão alentejano caseiro é um pão alentejano caseiro e não uma bola de esferovite mal enjorcada, comprada numa qualaquer padaria, que no dia seguinte pode muito bem servir de arma de arremesso.
    Adoro um bom pão alentejano, para mim o melhor deste país. ;)

    ResponderEliminar
  3. E quando já não serve, dá para migas!

    ResponderEliminar
  4. Ai, agora fiquei com vontade de provar! Gosto, mas só conheço o que se vende em Lisboa. Mas posso garantir que 2/3 dias depois já não está grande coisa! :(

    ResponderEliminar