segunda-feira, 26 de março de 2012

Fanhosices.




Acho graça aos fanhosos. Fazem-me rir. A sonoridade emitida é cómica. Solto sempre um ou outro riso malvado, mas sem maldade.

Mas há os parcialmente-fanhosos, ou seja, que numa ou outra palavra fazem a tal sonoridade anasalada (que não deve ser confundido com o sotaque cascaense). Acrescentam as letras: M, N e às vezes um acento circunflexo a palavras..que não têm.
Exemplo disso é a palavra chantily que é vociferada como chaNtiNliM. Há outro exemplo, mesa, que quando solto por um destes fanhosos em part-time, soa a meNsa. Mas os meus preferidos são sem dúvida: Echarpe e Champô, eNcharpe e Champôm, respectivamente. isto dá para rir, sim! Mas ouvir muitas vezes, já começa a puxar para o choro..de desgosto, de uma língua assassinada.

Só para relembrar: não abusar no uso de "m" e "n" quando não é necessário. para inventar palavras novas, já chega o novo Acordo Desortográfico.

12 comentários:

  1. Vesgas... Olhinhos trocados... Tenho atracção! Ficava horas, se pudesse , a olhar para eles. Também acho graça a fanhosos, mas aquele olhar! 8)

    ResponderEliminar
  2. Lol não gozes com as fanhosices quando deste lado ainda há uma pessoa fanhosa devido ao rescaldo de uma gripe daquelas.... :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma colega no trabalho que diz champom!! Dá-me sempre vontade de rir... Acredito que também diga enchape ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que eu digo na cara que não se diz, mas outras não consigo e tb me farto de rir! eNcharpe é um clássico! Quase como degote em vez de decote :P

      Eliminar
  4. Ah ah ah ah ah ... só mesmo o Sarcasmo do Nunes para me fazer rir!

    ResponderEliminar
  5. Há quem se ria com gagos, com mancos, com estrábicos, etc. Mas a minha "perdição" são os fanhosos. Não consigo evitar, choro a rir.

    (Mil desculpas se firo susceptibilidades, mas não consigo mesmo).


    P.S: conheço uma fanhosa que não diz os S's (não diz mesmo, passa a letra à frente, do género: comprei uns _apatos _almão) e anasala os M's e N's. Muito bom. Só visto.

    ResponderEliminar
  6. P.S2 : yah, eu sou uma merda e vou para o inferno. Tass bem, também não conheço ninguém no céu! :p

    ResponderEliminar