terça-feira, 17 de abril de 2012

deus e Sabedoria Popular.




Assim como muitas pessoas acreditam em deus (propositadamente escrito com letra minúscula), porque precisam de acreditar em alguma coisa para justificar as próprias acções, eu acredito piamente na sabedoria popular. Além de não me limitar em "fazedura de asneiras" e não me obrigar a rezar pais-nossos, também me permite escolher o que mais me convém. Senão vejamos, quando as coisas não estão a correr de feição, como muitos queríamos, uma grande parte dos portugueses, reza, pede a deus "que as coisas melhorem", que já vão "pecar só às terças e quintas", para ver se a sua vida de orienta.

Eu guio-me por ditados populares (até já escrevi antes sobre isso), e quando é a mim que a vida não corre de feição (um dia falamos sobre isso, mas agora não, que tenho coisas combinadas), penso sempre nesses ditados e expressões populares. Agarro-me a expressões como "quem espera sempre alcança", que acaba por dar lugar a "quem espera, desespera" ou "para melhor muda-se sempre" que também é muitas substituída por "fia-te na virgem e não corras- acaba sempre por misturar o algum catolicismo com popularuchos, não fosse o povo ser (ou foi) maioritariamente católico.

Esta bodega de texto toda, para dizer apenas que nesta fase já me lembrei bastante: "às vezes temos de dar dois passos para trás, para darmos um frente". Mas eu estou a descer uma escadaria de um arranha céus em marcha à ré.

Em que ditado devo pensar?



16 comentários:

  1. "grao a grao enche a galinha o papo"
    que nesse caso degrau em degrau ( se cais ) enches-te de nódoas negras


    A Drª

    ResponderEliminar
  2. se vais em marcha a ré, se calhar devias pensar nisto: "olha para a frente senão cais!"

    ResponderEliminar
  3. "A descer todos os santos ajudam!"

    ResponderEliminar
  4. "Quando Deus fecha uma porta abre uma janela" ora TUGAS!

    (os corredores é que nos lixam!)

    ResponderEliminar
  5. " Enquanto há vida há esperança!", força Nunes!

    ResponderEliminar
  6. "...f@%&-te aí!.." ah...mas que azar, não é provérbio/ditado popular, é apenas uma constatação..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possas, estava a ver que nunca mais ninguém me ofendia. Mas meu querido Anónimo, para mim os conselhos só são válidos, quando assinados! :)Caso contrário, fode-te tu :)

      Eliminar
  7. Às pessoas normais que me sugeriram os ditados, beijinho e abraços!;)

    ResponderEliminar
  8. "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" ... É no que eu tenho pensado...

    ResponderEliminar
  9. É f#dido! É uma espiral muito complicada de romper!! É que pensando bem... chegamos aos 30 sem experiência nenhuma (leia-se na nossa área (e já agora leia-se área como zona de saber e gosto de trabalhar, e não limitação/incapacidade de actuar em outras vertentes))!

    Já agora, a típica pergunta aos putos (daqui a algum tempo):
    "O que queres ser quando fores grande?"
    "Ahh... Qualquer coisa... Desde que não esteja desempregado!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fodido, sim :P
      E ainda este fim de semana disse ao meu sobrinho de 11 anos: "ve lá mas é se tiras um curso profissional e te cagas em Licenciaturas :P

      Eliminar
    2. Ora nem mais! Eu se fosse gajo, acho que apostaria em canalizador ou electricista e montava um "piqueno" negócio! Trabalho não havia de faltar!

      Eliminar