quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Roupa no IEFP

Não é preciso uma pessoa se armar em débil mental e se licenciar em Comunicação para saber que a imagem é tudo. A primeira impressão que formamos de alguém, nos primeiros segundos que as conhecemos, é que conta e se não vamos à bola logo, é muito difícil mudar.

A roupa é uma condicionante da primeira impressão. Fomos ensinados que temos de estar apresentáveis, por exemplo, em entrevistas de emprego. Não podemos ir com o fato de treino cintilante de Domingo, para uma entrevista num escritório de advogados. A roupa diz muito sobre nós. E em muitos casos, mal.

Ora bem, e então porque é que eu tenho de gramar com pessoas que atendem ao público- leia-se IEFP e quase toda a função pública- que me parecem todas do partido "Os verdes"? Todas desgadelhadas, com o óculo intelectual, casacos que parecem saídos do cú de um burro e ar de quem tem um tufo de pêlos nos sovacos e na farfalota? Foda-se, eu tenho de andar minimamente janota para ir tratar de banalidades- porque as pessoas não têm de me ver com o ar acabado de acordar que me dá um ar super culto- e estas burgessas atendem as pessoas naquelas figurinhas. É todo um ar de ronha de Domingo, só que todos os dias

A estas pessoas não é ensinada  a parte da imagem?Faltaram a esse módulo? De atendimento ao público? Não. são funcionárias públicas, efectivas, emprego no papo até ao resto da vida. Esmerar para quê? Estão em casa, a gente é que as vai moer.

No caso de hoje, a senhora orientadora de uma sessão de esclarecimento, além de entrouxada até aos ossos, tinha um adereço que não me deixou tomar atenção a nada do que dizia: pastilha elástica. Qual vaca ruminante, esta senhora só não mugia porque estava rouca.

Assim nem parece mau de todo. Mas era.

26 comentários:

  1. Lol já me aconteceu ser atendida por uma lady cheia de nódoas na camisola ou o mais banal é usarem crocs pq é mais confortável (o sapatinho de salto fica ao lado da çadeira a ver-se) e casacos de lã cheios de borboto... Lindo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ahah mta bom =D
    Esses ténes dos chenenses, tb tão ai mta bem =b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOLOLOL, é o mai certo! Mas ha coisas nos chenenses giras. Mas eu n compro! :)

      Eliminar
    2. Já contei esta história no blog...nc tinha lá comprado roupa (só coisas pa minha bricolage =p) pq n gosto, mas no outro dia aventurei-me a comprar um camiseiro. Toda a gente compra roupa nos chenenses, pq é q eu n hei-de comprar...lavei-o antes de vestir...encolheu um palmo -.-

      Eliminar
  3. Os meus tennis de jogging têm mais bom aspecto e sao da marca da SportZone ...


    A Drª

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer coisa tinha melhor aspecto q a senhora, que c mta pena minha n posso por aqui a foto..e devia ter feito video do mascanço de pastilha!

      Eliminar
  4. Também gosto muito de um acessórios que estas sednhoras costumam usar ... seja preso na alça do soutien ou na bracelete do relógio ...

    o belo do lenço de papel cheio de ranhoca ...

    Super Fashion ....

    A Drª

    ResponderEliminar
  5. Muhahahhahah! Sim, diz que é um acessório q se usa agora na Primavera/Verão 2012 :)

    ResponderEliminar
  6. Acabei de encontrar o teu blogue e já me ri... Porque quando vou ao IEFP, ou até a empresas a entrevistas fico completamente a olhar como certas pessoas se vestem.
    E para pessoas de Marketing (sou mais uma concorrente tua) a imagem vale muito. Posso n ter o corpo XPTO, as medidas certas, mas sei me aposentar diariamente e em entrevistas!!
    Mais uma vez, Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá concorrente! :) Somos da mesma área e da mesma opinião...gosto de saber q n sou eu q sou implicativo! :)
      Eu tb n tenho corpo XPTO (é etíope: magricelas com barrigao, ehehhe) e considero q vou minimente apresentavel para as entrevistas ou até à merda do iefp :)

      Eliminar
  7. Provavelmente por teres merda nessa cabeça é que precisas de ir ao IEFP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilhos que não brilham (e que nunca vão brilhar)! Bolas, és a Maya ou quê? Acertaste em cheio! para me conheceres tão beeeeeemm, só podes trabalhar no IEFP.

      Eliminar
  8. Acabei de descobrir este blogue e ia lê-lo de fio a pavio, mas tive de fazer uma pausa para comentar este post.
    Eu também passei pelo desemprego, o que implicou várias idas ao IEFP, pois claro, mas tal como referes é na função pública em geral. Já estou a trabalhar e tenho de lidar com o sector público quase diariamente, pelo que estou sempre a colocar-me a questão: por que é que esta malta não tem formação de atendimento ao público? Da roupa à cara amarrada/antipatia, venha o diabo e escolha. Não têm a mínima noção daquilo que é atendimento ao cliente. E eu, que nos 674 trabalhos que já tive na vida, fui obrigada a frequentar formações do género, fico sempre com vontade de lhes bater por serem tão indiferentes a todos e a tudo o que lhe passa à frente os olhinhos.
    Gostei especialmente da frase “Estão em casa, a gente é que as vai moer.”
    Tens mais uma seguidora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Isabel!
      É, não é? uma pessoa é q as vai incomodar ao Domingo em casa! Somos ensinados e relembrados sempre e depois, temos de ser atendidos por fatos de treino :)

      Eliminar
  9. F0d@-se ... há tanta gente a coçar os ditos em Portugal.
    Nunes, cá por mim - e eu também não sou de intrigas - a malta da assembleia da republica anda a cuscar-te o espaço ... se é que me entendes....


    Atenciosamente,
    A Drª

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não entendo? Bolas...E tb podem ser do IEFP, não viste o comentário da brilhosquenaobrilha? Ou será do elefante branco?

      Eliminar
    2. Era msm dos brilhos baços que estava a falar.

      Bjs

      Eliminar
  10. Lol, já me parti. Mas sim, vendo a coisa seriamente (se for possível) tens razão! Um extreme makeover era o ideal.

    ResponderEliminar
  11. De facto, a roupa pode dizer muito de nós. Mas os teus erros de português... Livra! Até podias estar vestido de ouro sobre azul!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima, antes com erros do q vestido de ouro sobre azul :) E eu tb não assino Edite Estrela, portanto sou humano e erro. Grave, grave é não se assinar comentários.

      Eliminar
  12. Penso que seja a L.M.E. (lei do menor esforço) a brotar destes seres especiais... A despreocupação é tal, que já transparece para o vestuário...!

    Ohhh faxabor:
    Sra. Anónima (30 de Abril de 2012 17:43), quado não se gosta de algo, põe-se de lado no prato! Não me diga que ao encontrar uma mosca na sopa se põe a questionar o facto de esta ter as asas tortas....
    Está a precisar de levar com ele, até miar! (entenda-se o gato e não V.Exa!)

    ResponderEliminar