quinta-feira, 13 de setembro de 2012

E quando o Melhor Amigo morre?


A única certeza que temos na vida é que um dia vamos morrer. Outra certeza é que os cães também morrem, mas têm uma experiência média de vida muito inferior à humana - embora eles sejam muito mais racionais. Qualquer pessoa normal que tenha tido/tenha ou venha a ter um cão sabe que é assim: são inteligentes (quase todos), são espertos, são uma companhia gigante fiéis…mas lá está, têm a experiência média de vida muito inferior à nossa – factor este que nunca nos queremos lembrar até ao dia fatídico.

Se tivesse oportunidade de escolher, para uma outra vida, reencarnar em algo, seria ter  a vida que o meu Tarik teve. Confesso, até tive um ciúme ou outro numa ou outra situação.

Sim, isto sou eu no dia que fiz 16 anos. Não, não fiz 12.
 Levei-o para casa no dia em que fiz 16 anos. Contra a vontade (inicial) dos meus pais. Quis oferecer-me uma prenda e foi o que fiz. Sabia que uma cadela, esperta como nunca tinha visto, estava grávida e disse ao dono que queria um filho da bichana, pois seria com certeza muito inteligente. E a conquista super fácil começou no primeiro dia que lá dormiu: faço anos em Janeiro e o suposto dormitório do novo inquilino, rapidamente passou para o interior de casa. Aquele ganir de frio era impossível de ignorar.

A partir daí foi sempre a ganhar terreno, além de inteligente era lindão, e toda a gente sabe que são duas características difíceis de encontrar numa pessoa, mas o Tarik era essa pessoa.

Passeava dias inteiros sem uma coleira ou trela e quando voltava não tinha de dar justificações; nos Verões chegou a desaparecer durante algum tempo seguido em busca das cadelas veraneantes, que tal como acontece às bifas em Albufeira, vinham com o cio (incluindo uma que engravidou dele e deixou uma sucessão de Tarikinhos); a minha mãe arranjava-lhe a comida toda: desfiava frango, arranjava os lombinhos do peixe, só lhe dava fiambre de peru no forno (como eu), e tinha mimos, mimos, mimos. É verdade, numa casa onde nunca se mostraram muitos afectos, veio um cão e começou-se a ouvir falar diariamente “à bébé”. Sim, aqui também tinha ciúmes.

(Tinha material suficiente para escrever um livro equivalente ao “Marley e eu”, mas isto é um blog)

Há cerca de um mês que ele começou a dar sinais cada vez menos discretos que os 16 anos estavam a chegar e eu sugeri logo aos meus pais que o “puséssemos a dormir, porque ele já estaria em sofrimento”. Mas é sempre complicado passar do pensamento egoísta em que queremos o máximo possível a companhia do bicho, e o pensamento em que realmente temos noção que o bicho está em sofrimento. Ora bem, o canito como é de porte intermédio começou com problemas nas ancas e agora já se arrastava; teve logo nos seus primeiros anos, epilepsia que felizmente foi bem tratada, tinha um tumor num colhanito… Foram muitas as coisas que podia ter derrubado o meu Tarik, mas foi mesmo a velhice que conseguiu deita-lo completamente a baixo e leva-lo para longe de nós.

“Hoje o Tarik desistiu de viver”, disse-me a minha mãe a chorar baba e ranho ao telefone. “Então?”- disse eu. “Já nem o fiambre preferido comeu, nem se mexe para nada! Tem o olhar no vazio”. E tinha. E ontem a decisão foi levada avante e eu fiz 5.30 de viagem para estar com ele 20 minutos e me despedir . Como ele viu que não conseguíamos tomar a decisão, tomou ele! Eu sempre disse que ele era o mais esperto J

Meu Xuxajão Tarikão, foste das únicas escolhas acertadas que fiz na vida: no meio daquela cãozoada foi a ti que escolhi e não podia ter feito melhor. Obrigado por me teres mostrado que afinal há sentimentos lá em casa, que pessoas são capazes de exteriorizar sentimentos apenas por tua causa, que deixam de ir de férias porque não te conseguiam deixar sozinho. Obrigado também por seres a única pessoa a conseguir com que todos em casa esboçassem um sorriso “só” por abanares essa cauda mega farfalhuda. Obrigado por não deixares os amigos do meu irmão dormirem ou sequer se mexerem quando dormiam no sofá ao lado do teu (deu para rir bastante e durante muito tempo). E tantas outras situações…

Obrigado!! Mas meu sacana..não vai ser fácil para nós ficar sem ti. Nada fácil :’(


17 comentários:

  1. A minha amiga Foxz, companheira de uma vida e a minha melhor amiga também partiu este ano. Sei que não é fácil, mas ao menos tivemos este "bocadinho" com eles. Nos últimos anos eu levava a minha gorda (uma labrador) ao colo 4 vãos de escada porque ela já não tinha força para subir ou descer as escadas e ir à rua. Já usava fralda e tudo. e eu dava tudo para a ter de volta... Mas sei que ela está melhor. Está à minha espera! e um dia tu e o Tarik ainda vão voltar a brincar! ;)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com lágrimazinha no canto do olho com o teu texto... :s
    Lembrei-me da minha gata que infelizmente também já se foi...
    Adorei as fotos! Não sei o que dizer mais... Perder um animal de estimação é perder alguém que nós gostamos e que faz parte de nós.
    Muita força! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. :((( RIP.. beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  4. Maria Idalina Martinho13 de setembro de 2012 às 12:58

    Também sei muito bem o que é perder esses nossos amigos e o Tarik era sem duvida um bom amigo.
    Sei tambem que tu o Eurico e os teus pais devem estar muito tristes por isso, mas já estava na altura e sem ele sofer mais.
    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  5. É triste...e ler o teu texto,ler a perda,fez-me pensar..Fez-me ficar emocionada..e sensibilizada com a tua dor. Kittxi

    ResponderEliminar
  6. Lindo teu texto...faz arrepiar... ele foi mto feliz... força...
    Cátia Costa

    ResponderEliminar
  7. Lamento muito.
    Eu tenho medo de pasar por isso ja que tenho 4 cadelas. vai ser muito dificil y nao o meu quero inaginar!
    Muita força. Lembrate que ele foi feliz.

    Hugs
    Mr J.Kane
    http://mrkanerule.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. já fazia parte de porto covo o tarik, era um daqueles cães da terra, com personalidade e q toda a gente conhecia e sabia a quem pertencia. viveu bem.

    ResponderEliminar
  9. Aquela a quem o Tarik não ladrou e jantou alapado ao lado da cadeira dela :)13 de setembro de 2012 às 15:30

    O tufinha tá mto muito cota... não ha d faltar mto pra ir fazer companhia ao tarikinho e irem juntos com o seu pêlo brilhante pra gandáia!! :P love u

    ResponderEliminar
  10. Oh Nunes...até me comoveste (a sério!)! Também já perdi duas cadelas para a safada da velhice e não é nada fácil...Só quem realmente tem e ama um cão é que sabe o que custa perdê-lo, mesmo sabendo que é o mais certo. Sensibilizou-me ler que fizeste tantas horas de viagem para estar com ele uma última vez. Parece-me que o Tarik também conseguiu trazer ao de cima o homem sensivel que és e que, muitas vezes, escondes atrás deste teu sarcasmo (delicioso). Lamento muito a tua perda, mas fico feliz por saber que teve uma vida cheia de amor e companheirismo! Um beijinho com muito carinho... :(

    ResponderEliminar
  11. Oh... Não consigo imaginar o que estás a passar... Perder um animal de estimação de quem se gosta tanto é perder um membro da família... :( Quem não tem nenhum só pode imaginar o amor que se sente por eles... Fazer 5:30 de viagem para te despedires dele é um grande acto de amor e uma prova de quanto ele significava para ti...
    Lembro-me quando o meu Shrek desapareceu 2meses há uns anos (foi roubado mas conseguiu fugir) chorava todos os dias baba e ranho e sentia que uma parte de mim também tinha ido com ele... Infelizmente hoje também não recebi uma boa noticia... As suspeitas confirmam-se e o bicho está a ficar cego... Estou a passar na pele a decisão entre ser egoísta ou fazer o melhor para ele... :(

    Um beijinho para ti e para a tua família... Tenho a certeza que o Tarik não podia ter tido melhor dono...

    ResponderEliminar
  12. Força.. tambem sofria muito se perdesse a minha Megguy :-) beijinhos e Força

    ResponderEliminar
  13. Também já perdi uns quantos.Passado o luto já só pensamos em levar outro para casa.Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Fizeste-me chorar! Também tenho um cão e não consigo imaginar o dia em que isso acontecer! De certeza que ele foi muito feliz, e isso já te pode deixar mais "resignado". Muita força!

    ResponderEliminar