segunda-feira, 17 de junho de 2013

Indignações, Sarcasmo e Talvez um Manifesto.


É uma cansêra, toda a gente sarcástica e bem humorada sabe disso.
É um tema interminável, dá pano para mangas, mas de facto...explicar piadas é uma coisa do outro mundo, pois...deixa de ser obviamente uma piada. As pessoas têm de ser perspicazes, não somos nós que temos de explicar nada.

Feliz ou infelizmente nem toda a gente é dotada da mesma coisa (sosseguem, ainda estamos na perspicácia) o que contribui invariavelmente para a frustração de pessoas sarcásticas- e consequentemente perspicazes. Uma pessoa faz uma piada com um tema da actualidade e lá aparece uma cara-meio-tombada-como-aquelas-que-os-cães-fazem-quando-estamos-a-falar-com-eles e solta um: "não percebi..."

Eu sei que não percebeste, nem nunca vais perceber...
E o que me surge com este tema tantas vezes confrontado? Um manifesto que se traduz em-e nesta altura que tanto se fala de greve de Professores que eu apoio a 200%- inserir como complemento da disciplina de Língua Portuguesa módulos de Perspicácia, Humor e Sarcasmo - não necessariamente por esta ordem. 

Não estou a falar de termos uns Maias Sarcásticos (o Bocage já dá umas luzes), mas uma espécie de workshops obrigatórios para se ter uma noção, pelo menos, do que isso é. Como disse anteriormente, nem todos nascem dotados dessa capacidade, mas podem: os não-perspicazes fazer menos figura de parvos e não nos estragarem as piadas.

Porreiro, pá, pensam vocês!
(pshiu, eu sei que pensam).
E agora a parte que eu não escrevi ontem: É que eu fui buscar esta ideia algures na internet, mais especificamente AQUI, pois. E que é exactamente a minha onda: mais ou menos Parva.
Quem acha que isto era um manifesto com pernas para andar? Ou pernas para manifestar?

2 comentários:

  1. EU!! EU!!! Acredito, com todas as minhas forças, que a falta de perspicácia é um dos maiores flagelos da actualidade.

    ResponderEliminar