quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O Xico-Esperto Descobre o Alentejo #3

O Xico-Esperto desloca-se muitas vezes em autocaravanas. Além de não estacionar o veiculo nas zonas reservadas para tal, e optar por ficar em estacionamentos residenciais, gosta de se apoderar de ainda mais espaço. Um avançado, um mero toldo de 6x6, 3 fogareiros, 5 estendais e parque para as 4 bicicletas são algumas das coisitas que esta espécie costuma ter. Faz campismo selvagem quando é proibido, mas pensa que não o está  a fazer porque tem uma autocaravana.
- Eu sei, é muita coisa para pensar e chegar à conclusão que é um burro de merda e está a fazer coisas erradas.-

Além desta ocupação de via pública- que também costuma ter tendas cravadas no alcatrão- e de pernoitarem em sitios indevidos-  temos quem poderia fazer alguma coisa por isto e não faz. Sim, as autarquias poderiam fazer, mas enquanto isso as autoridades poderiam praticar uma coisa que se chama: utilidade. Sim, não há uma lei que proíba estes pernoitamentos, mas há lei que não permite campismo selvagem; que não permite ocupação da via pública; e outras leis que podem ser usadas neste contexto. Há estas leis, há o senso comum, há a boa educação. Há isto tudo mas não é em Porto Côvo.

Por outro lado há: caravanistas que rebentam canalizações de lotes para futura construção de onde roubam água dias inteiros; caravanistas que cagam e mijam  junto a residências - quando também existem balneários a 100 metros, caravanistas que fazem churrascos quase dentro dessas mesmas residências, deitam lixo de dias em recipientes de papeis fazendo com que as ruas fiquem nojentas; há caravanistas que não vão para os parques, nem de campismo nem para os espaços reservados para o efeito...e tantas outras coisas.

Queria dar os meus Parabéns ao Município de Odemira por ter criado um regulamento em que proíbe estes alojamentos indevidas e que permite que quem visite Zambujeira, Milfontes, etc..aprecie a paisagem e não 3846648393030 caravanas estacionadas ao longo de km de costa, tornando-se a merda de imagem de marca de um sítio tão bonito.

Caravanistas: não há um código de conduta do campista/caravanista? É ler, obrigado!

2 comentários:

  1. era imprimir este texto e colocar nessas caravanas todas!! Mas são tantaaas....

    ResponderEliminar
  2. Olha que não tinha ideia, mas são resmas delas estacionadas em sítios top, com cada vista... Fiquei roída de inveja, também queria.. mas nunca pensei nos pontos q focaste, dou te razão era multar essa gente toda.

    ResponderEliminar