quarta-feira, 28 de junho de 2017

Litoral Alentejano: Praias Secretas ou mesmo quase #1

Queridos futuros visitantes desta bela zona que é esta, quero-vos ajudar a ter uma boa estadia.
Vocês acreditam ou não na minha opinião, até porque não me conhecem de lado nenhum e eu não obrigo ninguém a nada.


Voltando ao que interessa, porque não se pode perder tempo com inutilidades (além de ler este blog, óbvio) e assim sendo cá vai. mesmo nas praias mais centrais da aldeia de Porto Côvo existem recantos que valem a pena ser visitados. Lembram-se deste post de há dois dias que falava de algumas praias e que era possível passar para outras pelas grutas? Se não se lembram, vão lá ver, se se lembram: lindos leitores.

Se forem para a Praia do Banho (ou popularmente conhecida como Pequena) e a maré estiver vazia têm uma gruta do lado esquerdo que vos leva a uma praia ainda mais pequena que a pequena, com menos areia, mas que nesta altura (fotografia tirada ontem) está assim:


Mas às vezes também está assim:




Vá, não é tão secreta quanto isso. Mas como não tem escadas nem está identificada, como é que os de fora ficariam a saber onde estavam? Pois, assim já sabem.

A saber:


  • sem vigilância;
  • acesso com a maré baixa;
  • há anos em que não tem areia, só calhaus;
  • há anos em que não tem calhaus, só areia;
  • no fim da fruta, mesmo a chegar a esta praia o caminho faz-se pelas rochas. Se têm pezinhos sensíveis ou deficientes (como eu) levem crocs - estou a brincar, não levem nunca crocs, antes feridas nos pés.

 Lado esquerdo apresentado, vou-vos mostrar o lado direito que vos guia a uma das minhas praias preferidas, mas que antes de lá chegar têm muito para apreciar!
Esperem, mais uma vez, que a maré baixe e vão para a direita, podem passar entre uma quase gruta ou pelo lado se estiver muito vazia. Aí vão encontrar isto:




Não posso garantir que a temperatura da água esteja igual ao que tem estado, nem que venham umas marés que mudem todo o aspecto da praia, mas que está assim agora, está.

Depois de passarem aqui e mais uma uma gruta enorme (boca do Inferno) chegam a uma das mais bonitas e camaleónicas praias portocovenses.

Mas eu mostro depois. Há que vos manter por aqui, meus fofinhos leitores! Ahahahhahah!

2 comentários:

  1. Conheço perfeitamente, há 40 anos que faço férias em Porto Côvo
    Mas não contes a muita gente, senão somos invadidos, ahahahaha

    ResponderEliminar