quarta-feira, 12 de julho de 2017

Porto Côvo: os melhores sítios para ver o pôr do sol.

Santorini, desculpa, mas o pôr do sol mais bonito não é aí.
Quem acha isso isso foi quem ainda não esteve aqui. Sim, porque eu já fui imeeensas vezes a Santorini e sei do que falo. Além de que nós podemos acompanhar esse evento enquanto comemos pão alentejano, coisa incomparável, portanto não inventes.

Alentejo- 1 Santorini- 0

Independentemente da parte da aldeia em que se está ao fim da tarde, desde que seja em Porto Côvo, o céu vai estar sempre fantástico. Mas para quem não é de cá pode anotar estas dicas para usufruir plenamente desta belezura.

Ilha do Pessegueiro.
Tinha de ser. Começar pelo óbvio até para quem não é desta zona. É um dos símbolos de Porto Côvo e quando o Sol se põe mesmo por trás da Ilha (só acontece no Verão) resulta num espectáculo que esta fotografia não faz jus.

Dica
Levem toalhitas para o caso de irem fazer um xixi às dunas, porque as casas de banho ficam longe. Não deviam, mas quem nunca?
Não se esqueçam também de levar máquina fotográfica o telemóvel para tentar tirar fotos como deve ser.

Baía dos Pescadores (para os locais: Praia do Peixe)

A baía dos Pescadores fica no centro da aldeia (vá, a aldeia é um centro). Descendo a rua principal e virando na primeira à esquerda (onde iam dar ao Ahoy, lembram-se?), vão até ao fundo e chegam ao vosso destino.
Onde podem apreciar o tão popular sunset? 
Podem descer a ladeira que fica do vosso lado esquerdo e vão apreciar de onde essa foto foi tirada
ou
Seguem para a direita onde existe um passadiço de madeira, hão de encontrar uma espécie de miradouro em madeira com um banco, mas não fique aí, continuem em frente e sentem-se nu banquinho branco, daqueles antigos e apreciem a vista.

Seguindo para a direita, poderia dizer-vos para apreciarem na Praia dos Buizinhos, mas no Verão vai imensa gente para esse sítio. Logo, se querem fugir de pessoas (tal como eu, não vão para aí!!), vão antes para a:

Praia do Banho (ou Pequena)


Dica:
Quando estão de frente para a praia, vão para a esquerda e depois frente, passem um mini caminho estreito e sentem-se num banco que lá está. é um sossego. Podem também ir para o farol. Às 11.

As três seguintes, justificam-se por si só. E por causa das fotografias também.

Praia Grande, Samoqueira e Vieirinha.
Praia Grande.



Praia Grande também.


Praia da Samoqueira (sempre, sempre sem 'u' )

Praia da Vieirinha 

Estas são suficientemente grandes para apreciarem o final de dia sossegados, sem levarem uma bolada na tola de um Jean-Pierre, sem gritos de Nancys Jessicas a acudir os filhos...! Com tranquilidade- já dizia esse grande filósofo.

Dica: apreciar isto numa esplanada, enquanto se come uma saladinha de polvo e se molha o pão no azeite e se acompanha com um vinho branco? Sem outros estabelecimentos ao pé a fazer barulheira?


É possível, vão ao Restaurante Pedra da Casca na praia da Vieirinha. Ali mesmo entre Porto Côvo e São Torpes. Coisa de 6 minutos de carro, se tanto!


  •  No instagram tenho mais uma tonelada de fotografias com o pôr do sol alentejano, lisboeta e etc, sigam AQUI.

1 comentário:

  1. Excelente apresentação! É tudo isso e muito mais, é um sitio mágico onde faço questão de ir todos os anos, nem que seja 2 ou 3 dias de tenda para o camping da Ilha do Pessegueiro que tem a melhor vista para a ilha. Saio daí de alma renovada. ADORO Porto Côvo

    ResponderEliminar