Quem diz este diz o próximo, mas prolongado é só este, eu sei. Antes de se fazerem à estrada, nada melhor do reservarem antes o vosso alojamento, não pensem que cá chegam e que nada está lotado, porque pode acontecer, principalmente se estivermos a falar dos alojamentos mais giros:
A Cabeça da Cabra- Casa de Campo:
e O Lugar:
O primeiro fica afastado da aldeia- mesmo no campo, o segundo super central. Mais informações e detalhes, sigam este link. Há, claramente, para todos os bolsos e se hostel for o que pretendem, têm em Porto Côvo e em Sines uns bem catitas também. Não acreditam? Vejam lá aqui.
Para quem não sabe, Porto Côvo fica lindamente situado entre Sines e Vila Nova de Milfontes, ou seja, quando já tiverem visto a aldeia toda (2 horas dá perfeitamente) podem seguir para as cidades mais próximas que ficam a cerca de 15 minutos.
Sugiro então que na sexta-feira façam isso mesmo: percorram a aldeia a pé. Há uma rua principal onde estão 80% dos restaurantes e chegando ao fim desta podem, depois de bem alimentados, virar para a esquerda e caminhar até à ilha do Pessegueiro por um trilho definido (35 min aproximadamente) ou para a direita e andar o mesmo tempo até á famosa praia da SamOqueira (sempre sem U). Se fizerem isto, praticamente já viram o que há para ver no centro da aldeia e arredores. Tanto para um lado como para outro, passam por imensas praias e as paisagens são de bradar aos céus.
Posto isto, para Comer sugiro:
Pequenos-almoços/ Lanches/ Petiscos:
(também há saudáveis):
Há apenas um sítio em Porto Côvo que vale realmente a pena para tomar o pequeno-almoço com todos os factores positivos: vista-mar, afastado q.b do centro, oferta acessível e diferente e simpatia no atendimento: Oceanus. Um quiosque em frente à Praia Grande (a da entrada Norte). Se entrarem em PC por aí, fica do lado esquerdo.
Melhores pequenos-almoços de sempre, melhores lanches, melhores petiscos. Desde bacon com ovos, feijão e torradas a camarões (para lanche), iogurtes com fruta, gelados. Tudo delicioso e acessível. Há pessoas que acham que eu não sou ninguém para dizer o que é barato ou caro, mas eu digo porque- embora de Humanidades- sei fazer contas.
(se carregarem no link do nome vai dar à página de facebook. se tiver mau tempo muito possivelmente não está aberto)
Se um dos dias seguirem para Sines, vão ao Bom Remédio, também tem umas coisas bem boas. Caso mudem de rumo e sigam para Milfontes, nada melhor que a Mabi (um clássico) e a Portuguesa ou o 18 e piques.
Para Almoços/ Jantares, já com certeza (quem já cá veio) visitaram o Zé Inácio em Porto Côvo no fim da rua principal, do lado direito. Continua a ser dos únicos que se mantém fiel na qualidade da comida e do serviço, sem exagerar em preços. O polvo à lagareiro, os grelhados em geral, as açordas, os secretos, os bacalhaus...tudo delicioso! Se alguém for vegetariano, eles arranjam solução.
E é Inverno e está aberto. Fecha à quarta-feira.
A Tasca do Xico, também nesta aldeia, costuma ser uma das minhas sugestões, mas penso que demento se encontra encerrado. Sendo assim, peguem no carro e sigam no sentido de Sines. Antes de chegarem a São Torpes têm o sítio com os melhores arrozes da zona: O Pedra da Casca. Marisco, sapateira, amêijoa...Tudo confiável e fresco, com a grande vantagem de estarem em frente à Praia da Vieirinha, longe da rua (quase) movimentada da aldeia. Serviço bom, comida óptima. Agora está muito frio para apreciar o pôr do sol, mas se beberem uma vinhaça enquanto o admiram na esplanada (que tem mantas para os joelhos por causa do vosso reumático), vão gostar.
Em Sines conseguem indubitavelmente jantar por menos de 10€ no Restaurante O Cantinho. Um sítio central, com gerência nova desde o primeiro trimestre deste ano, acolhedor e garantidamente dos mais asseados. Durante a semana tem prato do dia, ao fim de semana optam pela restante ementa.
Nesta altura do ano podem consultar a ementa na página do facebook que é actualizada diariamente. Paragem obrigatória pela qualidade da comida e da esplanada que está sempre ao sol, que nesta fase é muiiiiiiiito importante e aproveitar todo o que aparece.
________________________
E o que fazer nesta zona sem ser ir à praia?
- Podem fazer caminhadas ao longo da costa, como disse no início do texto: caminhada até à Ilha do Pessegueiro, onde apreciarão as praias e à chegada o Forte da Ilha. Se forem muito corajosos podem seguir até Milfontes pela Rota Vicentina. são umas 4 horas a andar, coisa pouca.
- Podem fazer outra caminhada, noutro sentido, ou uma corridinha desde o centro da aldeia até à Praia da Samoqueira ou à do Burrinho.
- Podem fotografar, fotografar, fotografar.
- Podem ser ainda mais radicais e arriscar numas aulas de surf. Há três escolas por aqui: Costa Azul, ESLA e PIG Dog Surf Camp
Excepcionalmente este fim de semana há uma Feira de Natal- Natal no Largo, onde há um pouco de tudo. E se tiverem crianças, melhor ainda porque há imensas actividades desde showcookings a fotografias com o Pai Natal. Para os mais adultos e não só há mercadinho de Natal, comes e bebes, concertos e afins! Deixo-vos aqui o cartaz e o link para o programa completo.
Se quiserem ignorar estas sugestões podem fazê-lo, mas se eu fosse a vocês aproveitava esta papinha toda feita! Qualquer coisa mandem e-mail!
Um beijo e um queijo*
FDX
ResponderEliminarEntão? Não gostou?
EliminarQue bonito esse lugar.
ResponderEliminarBoa tarde! Em agosto, Estou a pensar fazer ubs dias pela costa alentejana... dei atenção ao que sugere. Obrigada
ResponderEliminar