Não temos aquelas relações super-afectivas em que cozinhamos em conjunto e rimos imenso e em slow-motion numa cozinha perfeita, daquelas todas branquinhas e não sei quê.Pelo contrário, até nos damos bastante mal a maior parte do tempo, MAS ela cozinha muito bem, portanto não convém mantê-la afastada muito tempo.
Fui ter com ela, armado com máquina fotográfica e tudo e o que ela ia fazer?
Tagliatelli com camarão e molho de tomate (ou tomatada). Eu quando oiço a palavra camarão, pode até ser com sola de sapato que eu vou querer. Mas neste caso é só um dos pratos preferidos que ela faz.
É uma preocupação recorrente de quem cozinha bem, partilhar os "segredos", mas neste caso acho que os dela são mesmo a paciência e as mãos que fazem a diferença, porque eu sei como se faz tudo e nunca fica igual. Nunca, porra.
E agora o que interessa:
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- 1 cabeça de alhos (não é dente, é cabeça)
- 2 cebolas grandes
- 5 tomates maduros
- 12 novelos de tagliatelli (fazendo a conta de 3/pessoa)
- 1/2 quilo de camarão congelado
- coentros qb
Preparação:
➔ Fazer um refogado com as cebolas e alhos picadinhos. Quando estiverem ligeiramente alourados, juntar os tomates. Ir mexendo de vez em quando para não pegar.
➔ Enquanto isso, cozer os camarões em água com sal. Depois de cozidos, guardar a água dos mesmos. Desacascar e corta-los em 3 (para ser mais rentável).
➔ Quando a tomatada estiver com aspecto consistente (uns 20 min se tanto), juntar o tagliatelli e deixar cozer nessa mistura.
Mais fininho, metam mais água dos camarões. Mais grosso, deixem a água evaporar.
Lógico, eu sei. Mas isto pode ser lido por pessoas que não sabem cortar uma fatia de pão, então tem de ser bem explicado.
➔ Depois da massa cozida, juntar o camarão cortado (opcional) e picar coentros e há de ficar qualquer coisa assim do género desta foto.
Bons cozinhanços continuem a dar feedback!
Sem comentários:
Enviar um comentário