quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Receitas Simples e Económicas: Legumes no forno com camarão e queijo.

Quero saber se acham graça a isto de pôr aqui algumas receitas. Não sou o melhor cozinheiro de sempre, mas também não sou o pior. Outras vezes não serei eu, mas vão haver receitas e é o que queremos.

Esta tem camarão - que como todo o bom pobre e não só aproveita - comprado no LIDL, naquelas caixas de meio quilo em promoção. Eu até costumo comprar para consumir no próprio dia, aqueles produtos com a senha do res-vés a acabar a validade. Pobre fazendo pobrice, é o que temos. Daí serem maioritariamente económicas.

Indo ao que interessa, para esta receita usei o que tinha no frigorífico:

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho (esborrachados) 
  • 2 courgettes 
  • 4 tomates maduros 
  • 1 cebola grande 
  • 1 alho francês
(estas descritas acima, tudo às rodelas)
  • 4 punhados de espinafres ou 1 embalagem daquelas do LIDL também)
  • 1 embalagem de camarão de meio quilo já cozido 
  • 1/2 embalagem de queijo mozzarela ralado

Preparação:

Num pirex ou tabuleiro para forno dispus as rodelas de courgette, por cima as de tomate, pus sal grosso ("para cima deeeeles", já dizia o outro), azeite e pus no forno uns 15 minutos a 200 graus.

Enquanto isso, num tacho refoguei os os alhos esborrachados (esmagados) em azeite e salteei as cebolas e os espinafres . Reservei. Depois o alho francês. Reservei. E finalmente o camarão (já descascado, pois então!). 
Tudo passadinho por azeite e alho.

Em seguida, foi dispor - por cima das courgettes e tomates já dourados do forno-  pela seguinte ordem:

  1. alho francês
  2. espinafres
  3. camarão 
  4. cebola
  5. queijo mozzarela ralado
E dará qualquer coisa como isto, depois de 10 minutos no forno (com a função de grill):




Se quiserem não tonar a coisa tão saudável podem acrescentar queijo brie com ervas no meio das camadas (só assim uns quadradinhos). Se acharem que é pouco acompanhem com batata doce assada (já que vão usar o forno). 

Digo eu, vocês fazem o que quiserem que eu só vim dar ideias.
Qualquer dúvida, perguntem.

Bons cozinhanços!

E não se cortem como certas pessoas descoordenadas.







4 comentários:


  1. Ahhhh, não te esqueceste!

    Isto tem muito bom aspecto. Vou fazer este fim‑de‑semana e depois digo-te como correu! (O que a velhice faz a um gajo: ainda ontem éramos dois gajos sensuais e cheios de piada por aqui, e agora andamos a usar a blogosfera para trocar receitas, como duas vizinhas que vivem no mesmo prédio há 40 anos!)

    Grande abraço e obrigado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOLOLOLOL! Acredita! Ao que isto chegou! A pessoa em vez de enriquecer, empobrece e tem de se virar para aproveitar restos! Qualquer coisa, apita! Abraço!

      Eliminar
    2. Deixei-te aqui um comentário na sexta-feira à noite, a dizer que a receita fez sucesso em minha casa, mas não sei se não foi submetido ou se ainda não o aprovaste!

      Fiz três alterações em relação à tua receita: 1) Juntei o alho francês logo às cebolas e aos espinafres 2) Meti umas delícias do mar cortadas aos bocados 3) Além do Mozzarella, meti também uma mistura de 3 queijos por cima (50/50).

      Ficou brutal e é para repetir! Obrigado! E podes continuar a partilhar receitas.. ;)

      Eliminar
    3. Na, na,naaa! N foi submetido :( não tenho cá nada que já fui checkar de novo! Epá, também me pareceu bem! Eu só n misturei logo tudo p ficar uma coisa mais bonita, mas qd é para fazer sem ser p foto tb vai tudo! Essa aí dos três queijos tb me parece nice! Registado! :)

      Eliminar